Efeitos psíquicos da meditação

Entre os vários efeitos psíquicos que a meditação proporciona, estão:

Relaxamento psíquico –. Diminuição da liberação de cortisol – hormônio que ocasiona o stress.  O stress é necessário para nos tornarmos proativos ou para escaparmos de alguma situação indesejável. Porém quando estamos stressados nosso metabolismo é todo acelerado e algumas pessoas se mantém nesse estado mesmo após não ser mais necessário, isto é , não conseguem relaxar. Pessoas que praticam meditação apresentam o retorno mais rápido do estado de stress para o estado de relaxamento psíquico.

Menor tendência à perda de controle pois proporciona um relaxamento do estado de alerta ( que ocasiona o disparo de estresse mais curto)

– Há trabalhos científicos que provam que a meditação age reequilibrando a atuação da hipófise ( glândula que comanda todas as outras e comanda o sistema endócrino) e equilibra a produção de todos os hormônios. Portanto quase todas as funções orgânicas tendem a se organizar harmonicamente.

Sensação de uma vivência positiva – recordação do momento da meditação como um momento de prazer.

Sensação de paz interior – sensação de se sentir preenchido por uma paz interior que se mergulha na hora da meditação.

Sensação de felicidade – sensação de felicidade e/ou de gratidão sem causa aparente. O cortex pré frontal D é mais ativo em pessoas negativas. Nos meditadores o córtex pré frontal E vai se tornando mais ativo, o que explica a tendência de sensação de felicidade.

Sensação de satisfação/saciedade – satisfação com seu dia a dia, seus bens, sua família, enfim com a vida. O que ocasiona, inúmeras vezes, a diminuição de ânsias consumistas.

Impressão de harmonia com o mundo – sensação de que tudo está em harmonia, de que se está em harmonia com o Universo, de ser uma coisa só com o Todo.

Sensação de experiência espiritual – percepção de grande presença.

Mudanças no sono – melhora do sono (em saciedade) parecendo que repousa mais quando dorme ( libera melatonina e serotonina). Maior lembrança dos sonhos e significado mais claro deles.

Diminuição da fadiga e consolidação da memória.

Treinamento da atenção: A arte da meditação é o método mais antigo para tranqüilizar a mente e relaxar o corpo. A meditação é em essência o treinamento sistemático da atenção.

Deixe um Comentário

You must be logged in to post a comment.